segunda-feira, 9 de maio de 2011

Briófitas

Briófitas são plantas pequenas,geralmente com alguns poucos centímetros de altura,que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.

O Corpo de um Musgo (tipo de planta briófita) é formador basicamente or três partes ou estruturas:
-Rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponiveis nesse ambiente.
-Cauloide - pequena haste por onde partem os filoides
-Filoides - estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.



*Essas Estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes,caules e folhas das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.Faltam-lhes, por exemplo, vasos condutores especializados no transporte de nutrientes como a água.Na organização das raízes, caules e folhas verdadeiros verifica-se a presença de vasos condutores de nutrientes.

*Aliás,uma das características mais marcantes das briófitas é a ausência de vasos condutores de nutrientes.Por isso, a água absorvida é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo vegetal.Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte.Assim,as briófitas são sempre pequenas,baixas.